Caraterização



Atualmente, na Resposta Social Estrutura Residencial Para Idosos 85% dos utentes/clientes são grandes dependentes e 80% dos inscritos encontram-se na mesma situação de dependência.

O concelho de Castanheira de Pera situa-se no Nordeste do Distrito de Leiria e está integrado na sub-região do Pinhal Interior Norte, com uma área total de 66,86m2. Atualmente, com uma população residente de 2,833 habitantes, 944 têm idade igual ou superior a 65 anos, representando 33,3% do total (dados pordata.pt). Entre 1991 e 2001 o número de habitantes sofreu um decréscimo de 16%, em consequência do êxodo rural para os grandes centros urbanos, principalmente da população mais jovem, e da emigração; de 2001 a 2011 o decréscimo foi de 14.7%.


No entanto, a população idosa sofreu um aumento, essencialmente devido à melhoria das condições de vida, aos progressos da medicina e ao regresso de muitos Castanheirenses que enquanto agentes activos residiam noutros Concelhos e após a situação de reforma regressam à sua terra natal.

Para dar resposta ao crescente índice de envelhecimento e dar resposta às necessidades cada vez mais urgentes desta população, existem no concelho apenas dois equipamentos sociais de apoio à Terceira Idade: Centro de Solidariedade Social de Coentral, com um Centro de Dia e a Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera, com intervenção em todo o concelho, nas Respostas Sociais de Estrutura Residencial Para Idosos, com dois equipamentos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia. Assim, a Santa Casa da Misericórdia que foi fundada em 1901 e exerce desde 1959 a sua acção no apoio e acompanhamento à população Idosa.

Atualmente, detém duas Estruturas Residenciais Para Idosos, uma para 45 clientes (ERPI de S. José) e outra para 18 (ERPI de S. Domingos), que se encontram com a capacidade totalmente preenchida e com uma lista de espera de superior a 110 Idosos, um Centro de Dia com capacidade para 30 clientes e acordo de cooperação para 11, um Serviço de Apoio Domiciliário para 42, com acordo para 30. Em termos percentuais a taxa de cobertura destes serviços é insuficiente, principalmente na Resposta Social ERPI, em que o medo de estar sózinho durante a noite e as situações de dependencia, quer fisica, quer psiquica, são as grandes justificações para os pedidos de internamento.


A ERPI de S. Domingos foi inaugurada no dia 15 de julho de 2008 e é um equipamento mais vocacionado para o cliente em situação de grande dependência. Foi totalmente apetrechado para proporcionar cuidados mais específicos às necessidades destes Idosos, evitando que tenham que ser transferidos para outras unidades de apoio, fora da área do seu concelho, sentindo-se desintegrados do seu meio.

Em 2016 a Santa Casa da Misericórdia inaugurou um Centro de Fisioterapia e Reabilitação que disponibiliza consultas de Fisiatria, Clínica Geral, Pediatria, Nutrição, tratamentos em fisioterapia, serviços de enfermagem, entre outras, para os seus utentes/clientes e população em geral.

Em 2017 a Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera foi contemplada com a atribuição do 1º Prémio PRÉMIO BPI SENIORES 2017, entre mais de 480 candidaturas apresentadas.

A nossa candidatura e o respetivo prémio atribuído, no montante de mais de 49 000,00€, consistiu numa carrinha/ unidade móvel de saúde vocacionada para pessoas com mais de 65 anos e/ou com dificuldades ou impossibilidade de se deslocarem aos serviços de saúde e outros.

Constitui-se numa forma de melhorar a qualidade de vida da população idosa/dependente através da facilitação aos serviços clínicos, nomeadamente sessões de reabilitação e fisioterapia, consultas de clinica geral, de fisiatria, serviços de enfermagem e a outros serviços de apoio social.

Os serviços poderão ser prestados no interior da própria carrinha ou no domicílio dos idosos, conforme as situações avaliadas ou pretensão dos próprios.

Num concelho do interior, que embora pequeno é disperso, caracterizado por uma população envelhecida, com aldeias desertificadas, com fraca rede de vizinhança e fraca ou inexistente rede de transportes públicos, é de extrema importância este meio de aproximar os cuidados de saúde e apoio social a quem mais precisa.



Nº de Funcionários

Efetivos
Contratados
Colaboradores em prestação de serviços
Estágios Profissionais

Nº de Clientes por Valências

ERPI S. José
ERPI S. Domingos
Centro de Dia
SAD

Acção Social



Praça Visconde de Castanheira

apartado 23

3280-017 Castanheira de Pera


T: 236 434 265 | 236 438 193

F: 236 434 262 | 236 438 195

SIGA-NOS E PARTILHE