>

História



A inauguração ocorreu em 1 de Setembro de 1959, por determinação do então Ministro da Saúde e Assistência, e desde então a Resposta Social Estrutura Residencial Para Idosos funcionou para 45 clientes.

Por iniciativa do Visconde Nova Granada, os trabalhos do então Hospital S. José, iniciaram-se em Abril de 1896 e a inauguração oficial deste Hospital ocorreu em 15 de Julho de 1901. Também nesta data foi fundada a Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera.

Em 1951, e por iniciativa do Professor Dr. Bissaya Barreto, efectuou-se a construção de um novo Hospital, mais moderno, adaptando-se o antigo a "Asilo".

A adaptação do antigo Hospital teve como suporte financeiro, além da doação feita pelo Visconde de Nova Granada, algum dinheiro que a "Comissão de Asilo" possuía e fundos obtidos por subscrição pública.

Em 1958 estavam terminadas as obras e o devido apetrechamento. Proporcionando já na altura condições para a satisfação dos cuidados necessários ao bem-estar físico, afectivo e social aos idosos do Concelho.


A inauguração ocorreu em 1 de Setembro de 1959, por determinação do então Ministro da Saúde e Assistência, e desde então a Resposta Social de Estrutura Residencial Para Idosos funcionou para 45 clientes.

Com a crescente preocupação de dotar as instalações de maior qualidade e comodidade, em finais de 1992 iniciaram-se obras de beneficiação de todo o espaço existente, bem como a construção de um Centro de Dia nos terrenos anexos e novas áreas cobertas destinadas a diversos fins.

Em 1994 iniciou-se a Resposta Social de Centro de Dia com capacidade para 15 clientes que em 1996 se aumentou para 30, residentes na freguesia de Castanheira de Pera. Atualmente, com abrangencia concelhia, mantém a capacidade de 30, mas o acordo de cooperação é para 11 clientes.

1995 foi o ano de arranque de outra Resposta Social – Serviço de Apoio Domiciliário – integrado no Programa de Luta Contra a Pobreza abrangendo 28 idosos de todo o concelho, sendo a capacidade atual de 42 e o acordo de cooperação, com a Segurança Social, de 30.


Assim e no momento presente, a Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera, mantém em funcionamento as três Respostas Sociais de apoio à Terceira Idade, prosseguindo os objetivos essenciais de estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, de favorecimento de sentimentos de segurança e auto-estima, de satisfação das necessidades básicas e o bem-estar global do Idoso, respeitando a sua independência, individualidade e privacidade.


Com a crescente grande dependência de alguns clientes, o aumento do índice de envelhecimento da população do concelho e com a consciência de sermos a única Instituição local a dispor das Respostas Sociais de Estrutura Residencial Para Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário tornou-se necessário o desenvolvimento de mais equipamento vocacionado e apetrechado para dar resposta às crescentes e permanentes solicitações de internamento, para 18 clientes. Este novo equipamento, ERPI de S. Domingos, foi construido no edificio devoluto e pertença da Misericórdia, onde durante muitos anos funcionou o Centro de Saúde local e foi inaugurado a 15 de julho de 2008.


Em 2016 a Santa Casa da Misericórdia inaugurou um Centro de Fisioterapia e reabilitação que disponibiliza consultas de Fisiatria, Clínica Geral, Pediatria, Nutrição, tratamentos em fisioterapia, serviços de enfermagem e outros.

Em 2017 e fruto da candidatura e aprovação ao B.P.I. Sénior 2017 foi adquirida uma unidade móvel com o objetivo de prestar cuidados de saúde e apoio social, em todo oconcelho de Castanheira de Pera, na própria unidade ou em casa dos clientes. Esta nova metodoligia de trabalho visa facilitar aos mais dependentes, ou aos que não têm possibilidade de se deslocarem às serviços, o acesso a melhores cuidados.

Acção Social



Praça Visconde de Castanheira

apartado 23

3280-017 Castanheira de Pera


T: 236 434 265 | 236 438 193

F: 236 434 262 | 236 438 195

SIGA-NOS E PARTILHE